Camelô Religioso


Semana passada fui à cidade de Fátima com mais alguns brasileiros que também estão de erasmus aqui em Coimbra. De "autocarro" (como eles chamam "ônibus") a viagem dura cerca de 1h30. Fui mais pela curiosidade e pela história do lugar, do que pelo meu lado religioso. Mas devo admitir que o lado religioso acabou pesando um pouco. Estudei num colégio católico, sabia parte da história da "santa que apareceu pra três criancinhas: Jacinta, Lúcia e Francisco...".

Fiquei impressionado com a suntuosidade da basílica que levou 25 anos para ser construída. Uma construção de impressionar, cheia de detalhes, um verdadeiro milagre da engenharia. E também com os peregrinos que chegam de todas as partes do mundo para pagar promessas e não exitam em dar voltas e mais voltas ajoelhados nos arredores da basílica.

Mas o que realmente me impressinou foi ver a que nível a pequena cidade de Fátima, com 10 mil habitantes, está mergulhada na história da aparição da Santa. Assim que desci na rodoviária a primeira coisa que vi foi um um jovem, com seus 22 anos, atirando um líquido no carro. Cheguei mais perto pra ver do que se tratava e vi escrito no recipiente branco: Água de Fátima. O tiozinho estava abençoado o poçante com água benta que vendem por lá.

Pra onde quer que se olhe há uma lojinha de artigos religiosos. Elas se amontoam ao longo das ruas principais e em qualquer beco de caiba uma barraquinha. Os mais procurado são os terços. Tem de todos os tipos: de aromatizados a fosforescentes. E os preços variam de €1 a €25. Em muitas lojinhas os produtos de cunho religiosos eram vendidos ao lado de celulares de brinquedo, bonecos do Pokemón, bateria... Cena digna de uma Rua 25 de março em São Paulo. "Tudo em nome da fé", diria alguém.

E, se depois de rezar e fazer compras você se cansar e quiser dormir, pode se hospedar no hotel "Virgem Maria" ou então, se preferir, pode ir comer ou tomar um café num dos vários vários restaurantes . Os nomes não variam muito: "Restaurante da Aparição", "Jacinta", "Cantina da Virgem", "Café do Sagrado Coração"... e por aí vai. Se você for no esquema "mochila nas costas", não se assuste com os preços. Além de muita fé, em Fátima é preciso ter alguns euros a mais se quiser comer algo além de sanduiche. Eu que não sou nada bobo, usei meus "eurônios" e levei comida na mochila. Ainda bem que Deus me fez esperto. :)

1 Comment:

  1. Laura said...
    Ora pois, meu caro Manuel, quando atualizaras este sitio?

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.