O índio, o rei e a universidade

Em 1290, o território que hoje conhecemos como Brasil, era habitado por índios que passavam o dia plantando, caçando e...fazendo outros indiozinhos, é lógico. Enquanto isso, lá na Europa, o rei D. Diniz, resolvia fundar a terceira universidade do velho mundo, bem no centro de Portugal.

717 anos depois, eu, descendende de um daqueles indiozinhos e, quem sabe, do Rei Dom Diniz, tô saindo do Recife, pra estudar na universidade fundada por ele: a Universidade de Coimbra.
A universidade, no alto da cidade


Coimbra fica entre as cidades do Porto e Lisboa. A Cidade dos Estudantes, como também é chamada, é a terceira metrópole de Portugal, com 150 mil habitantes. Uma das expressões culturais mais fortes do local é o Fado de Coimbra, um gênero musical beeeem melancólico.


A queima das fitas é o principal evento da cidade. É nessa festa cheia de tradição e simbolismo que os estudantes que estão se graduando, se despedem da universidade.

Mas nem tudo é só tradição. Como toda e qualquer boa cidade lotada de estudantes, Coimbra também tem festas, digamos assim.... nada tradicionais.



Dia 13 de setembro, às 18h15, embarco rumo a um intercâmbio no país do bacalhau e do vira-vira. Ansioso, mas cheio de disposição para descobrir as surpresas do além-mar. Com uma câmera fotógrafica na mão e muitas idéias na cabeça... lá vou eu pEURambular!

1 Comment:

  1. Rachel Motta said...
    oi, Thiagooo
    dá um gás no teu blog... tá massa a proposta...
    beijosssssssss

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.